sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Os Três Valentes de Davi


Davi não vivia em épocas de sossego. Eram tempos de lutas e perseguições. Quando não era perseguido pelos filisteus, era Saul. Quando não era Saul, a luta estava entre os que eram seus “mais chegados”. Davi enfrentava lutas traiçoeiras. Porém, em todos os lugares por onde Davi andava, descansava ou até mesmo se deitava, dormia em paz, pois a paz é interior e não exterior.  O segredo de Davi era que ele colocava toda a sua confiança em Deus.
Uma das alegrias de Davi era que ele tinha “alguns poucos” que lhe eram fiéis. O rei Davi tinha alguns valentes, a Palavra de Deus assim os qualificam. Sobre esses valentes há narrativas tremendas.
1) Josebe-Bassebete

Josebe-Bassebete, filho de Taquemoni, o principal dos três valentes: este brandiu a sua lança contra oitocentos e os feriu de uma vez.” (II Samuel 23:8)

2) Eleazar
Esse valente também é tremendo.
“Depois dele, Eleazar, filho de Dodô, entre os três valentes que estavam com Davi, quando desafiou os filisteus ali reunidos para a peleja. Quando já se haviam retirado os filhos de Israel, ele se levantou e feriu os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar pegada a espada; naquele dia, o Senhor efetuou grande livramento; e o povo voltou para onde Eleazar estava somente para tomar os despojos.” (II Samuel 23:9-10)

 3) Samá
Veja o que este valente fez quando os filisteus se ajuntaram em Leí, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas e o povo fugia dos filisteus:

“Este, pois, se pôs no meio daquele pedaço de terra, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o Senhor operou um grande livramento.” (II Samuel 23:12)

E você com qual dos três se identifica???

Nenhum comentário:

Postar um comentário